CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

179-A SABEDORIA




A SABEDORIA







Texto áureo:
I Sm.18.5. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
Leitura Bíblica em Classe:
I Sm. 18. 2.E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.
3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
5 E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
13 Por isso Saul o desviou de si, e o pôs por capitão de mil; e saía e entrava diante do povo.
14 E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.

Verbetes:

Definição de Sabedoria::
Sofia: sabedoria (em Grego)
Há também o termo “Phronesis” - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a “sabedoria prática”, ou “a habilidade para agir de maneira acertada”.
É um conceito diferente de “inteligência” ou de “esperteza”.
Mesmo para “sophia” há conceitos diferentes:
muitos fazem distinção entre a “sabedoria humana” e a “sabedoria divina” (Teosofia).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los.
Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
Na Bíblia Sagrada (versão revista da tradução de João Ferreira de Almeida) pode-se encontrar, dentre muitos outros, os seguintes versículos referentes à sabedoria:
“Tiago 1:5. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”
” Prov. 3:13-14.Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro”.
-Personificação da Sabedoria na biblioteca de Éfeso, atual Turquia.
Pv.9.1 A SABEDORIA já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
Chokmah [hokma] em Hebraico; “a habilidade; discernimento; compreender, talento, inteligência.”
Sábio - hakam em Hebraico;
Sophos em Grego - “habilidoso;
Sabedoria, Prudência:
Origem Bíblica:
Provérbios 4:7.“O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.”
Sabedoria: (chokmah, Hebraico; sophia, Grego), “a habilidade; discernimento; compreender.” Sábio (hakam, Hebraico; sophos, Grego), “habilidoso; ter discernimento.”
Comentários adicionais:
Sabedoria pode ser ambos naturais (educação e experiência) e espiritual (por exemplo, a sabedoria do Homem vs. a sabedoria de Deus).
No senso espiritual, é o discernimento divino.
Mostra como pode usar qualquer conhecimento que tenha atingido. Além do mais, sabedoria é a palavra de Deus escrita e falada (Provérbios 3:5).
Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Efésios 1:8
Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos. Provérbios 8:12
Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; Provérbios 5:1
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência. Provérbios 1:2
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. 2 Coríntios 11:28
Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração. Provérbios 8:5
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1:19
Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta, Provérbios 7:4
Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR. Provérbios 21:30
Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; Provérbios 24:3
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:6
Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. Eclesiastes 9:16
Com ele está a força e a sabedoria; seu é o que erra e o que o faz errar. Jó 12:16
Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. Isaías 52:13
E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés. 2 Crônicas 33:8
O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus. 1 Crônicas 22:12
Jó falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência. Jó 34:35
E usou de prudência, e de todos os seus filhos, alguns espalhou por todas as terras de Judá, e Benjamim, por todas as cidades fortes; e deu-lhes víveres em abundância; e lhes procurou muitas mulheres. 2 Crônicas 11:23
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Provérbios 2:2
Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Provérbios 16:16

sabedoria e prudênciaEstamos vivendo um tempo em que oportunidades estão à nossa porta. Oportunidade de desenvolvimento profissional, financeiro, de se relacionar com pessoas diferentes, de criar algo, de comprar, de vender, enfim, vivemos em um mundo de oportunidades. Ao mesmo tempo, existem muitas pessoas reclamando que não têm oportunidade na vida. Seja qual for o quadro em que você se encaixe, precisará de sabedoria e prudência para se dar bem.
No livro de Efésios capítulo 1 a bíblia diz que Deus nos abençoou com todo o tipo de benções espirituais, nos perdoou. Tudo isso Ele fez com sabedoria e prudência. Essa mesma sabedoria e prudência estão disponíveis a nós para assumirmos essas bênçãos e vivermos as oportunidades da vida.
Mas aí você pode estar se perguntando: Como essa sabedoria, prudência e bênçãos espirituais que a Bíblia menciona se aplicam na prática do nosso dia-a-dia?
A sabedoria que Deus nos dá está muito além da esperteza (malícia) que certas pessoas usam para enganar o próximo e tirar proveito das situações.
Essa sabedoria nos ajuda a identificar as oportunidades da vida que realmente são para nós. Nos faz agir com maturidade e não como oportunistas que não tem rumo e sacrificam seus princípios em função de tirar proveito de circunstâncias.
A prudência Deus nos dá para termos habilidade em nos desviar do mal. Com a prudência vinda de Deus você pode identificar situações que aparentemente são boas, mas de fato não são. Isso vai muito além do que imaginamos, pois o ser humano tende a agir pelo o que vê e a princípio parece bom.
Sabedoria e prudência caminham juntas.








O PRINCÍPIO DA SABEDORIA
“Então, vi que a sabedoria é mais proveitosa do que a estultícia, quanto a luz traz mais proveito do que as trevas.” Eclesiastes 2:13
Salomão finalmente chegou a uma conclusão: A sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que as trevas. Parece que o sábio compreendeu que não faz sentido deixar a natureza carnal dominar a vontade. Ao definir a sabedoria, ele escreveu: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria.” Prov. 1:7. Como a história do povo de YHWH seria diferente se este princípio fosse colocado em prática! A palavra “temor” sempre é usada no sentido de ter medo, mas o Dicionário Aurélio também a define como sentimento de reverência, ou respeito. A compreensão da soberania de YHWH em nossa vida traz paz, segurança e a certeza de que não estamos sós.
A grande tolice do ser humano é seguir a sua própria consciência. Ela não é um guia seguro. Às vezes nós podemos até estar sendo sinceros, mas indo na direção errada. O equilíbrio da vida cristã emana deste conhecimento de YHWH e desta relação diária com Ele. A tolice da vida é manifestada na nossa abstinência diária de YHWH. Um relacionamento superficial faz com que a nossa vida se torne uma dicotomia, ora andando na luz, ora andando nas trevas. Salomão andou nos dois caminhos e só encontrou a felicidade no princípio da sabedoria, YHWH. Nossa visão temporal nos impede de vermos quão extraordinária seria nossa vida se ela fosse vivida pela fé em Ha Mashiach ( O Messias) Yeshua. A maioria das pessoas tem vivido uma vida cheia de ansiedades e preocupações. O mais incrível é que toda esta energia e tensão, não adianta de nada na resolução dos problemas.
Cada vez mais as pessoas estão querendo viver a vida cristã de uma maneira racional e não espiritual. É por isso que a cultura do “EU ACHO” está cada dia mais presente na decisão das pessoas. Ao mesmo tempo que estamos usando nossa cosnciência como juíz da nossa vida, estamos lentamente desprezando o estudo da Palvra de YHWH. O “Assim diz o Senhor” já não tem sido consultado como em outros tempos. Não podemos negar que estamos vivendo em uma época extremamente secularista. Todos os segmentos da vida estão sendo invadidos pela cultura do dinheiro, do domínio e do poder. Em tempos como esses, o temor a YHWH na prática da sabedoria significa iluminar o caminho de pessoas que vivem sem esperança de um futuro melhor. Mas para se tornar este luzeiro, nós precisamos de uma relação intensa e ativa com o nosso Criador. É dEle que provém a sabedoria e o equilíbrio da vida cristã.
O que mais me preocupa é que nós estamos perdendo a sensibilidade para as coisas espirituais. Nossa percepção de YHWH está ficando material, e é por isso que quando vamos a igreja, facilmente criticamos, ou comentamos a respeito de músicas mal cantadas, de roupas que não combinam, de erro na programação, e etc... Na verdade, não sentimos na profundaidade do nosso coração a presença do YHWH Eterno no Seu santo lugar. Nossa irrevêrencia denuncia a nossa pobreza de espírito, e a falta do senso da presença do grande Criador do Universo. Nós temos sido tolos em rejeitar o princípio da sabedoria. Aquilo que falamos e pregamos não é real na nossa vida, e vivemos a vida Cristã martirizados por um sentimento de fracasso e infidelidade. Às vezes eu penso que nós estamos enganando a nós mesmos! Que neste Sábado, você possa aguçar a sua percepção de YHWH lembrando que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. E isso começa aqui e se estende pela eternidade. Amém!















































































































































Fonte:
http://www.ebdweb.com.br
http://www.bibliaonline.com.br
http://www.evom.com.br
http://www.torahweb.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com