CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

131-A LONGANIMIDADE DE DEUS

Longanimidade: a paciência de Deus
Seguindo a sequência da série sobre o Fruto do Espírito (Gl 5:22), chegamos ao quarto "gomo" desse fruto, a longanimidade, palavra difícil de escrever, dizer e, mais ainda, praticar. De acordo com o dicionário, longanimidade significa "firmeza de ânimo". Biblicamente, o sentido é parecido e pode ser interpretado como "paciência" ou "longo ânimo".
E como descrito em Gálatas, a longanimidade verdadeira é um Fruto do Espírito, ou seja, não nasce com a pessoa nem pode ser aprendida em caminhos distantes do Senhor.
O pastor da Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, João Luiz Melo, explica que esta é uma palavra tipicamente cristã, que depois migrou para a cultura grega. Segundo ele, sua essência traz duas vertentes. "A longanimidade para com Deus é nunca desistir da fé, muitas vezes sendo traduzida como paciência, como no livro de Hebreus (6:15), referindo-se a Abraão. Para com o próximo, o termo representa a característica necessária para o amor", explica o pastor João Luiz. Ele complementa com uma citação que diz: "Longânimo é a pessoa que poderia se vingar de outrem, mas não o faz".
A longanimidade, ou a paciência que vem do Senhor, é a capacidade de enfrentar com paz aqueles que causam sofrimento injusto. "Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam longânimos, suportando uns aos outros com amor" (Efésios 4:2). O maior exemplo deste fruto foi o próprio Jesus, que tratava seus semelhantes com humildade e paciência, exortando-os sempre em amor.
Ser longânimo sem parecer fraco
Assim como Jesus, que exortava em amor sem perder sua longanimidade, o cristão deve fazer o mesmo. Buscar o Fruto do Espírito é colocá-lo em prática, a fim de consolidar o caráter semelhante ao do Filho de Deus. Entretanto, ser paciente não significa ser fraco ou passivo.
O pastor João Luiz explica que tem sido comum o cristão "engolir sapos" para não perder a linha e dar bom testemunho, mas que esse comportamento não é saudável para ninguém nem reflete o exemplo deixado por Jesus. "Precisamos pedir a Deus para nos dar o equilíbrio entre a firmeza e o amor, para entendermos que quem guerreia por nós é o Senhor, mas que não podemos deixar as coisas correrem frouxas. Precisamos amar com disciplina e ter disciplina com amor", alerta o pastor João Luiz.
Ser longânimo seguindo o exemplo de Cristo é, na opinião do pastor da Igreja Batista em Morada de Camburi, Erasmo Vieira, o alvo a ser perseguido por aqueles que se entregam ao Senhor, mostrando que essa virtude vem de Deus. "Há uma grande diferença entre a pessoa que se passa por paciente, mas é passiva e uma pessoa que é, de fato, paciente. O indivíduo passivo é aquele que age em função do medo que sente do outro, que se acovarda para não desagradar. O paciente é aquele que dá respostas de teor amoroso, mas firmes e seguras e que refletem a vontade do pai", afirma o pastor Erasmo.
Longanimidade, a paciência gerada pelo Fruto do Espírito, mantém o cristão firme em sua fé e unido ao corpo de Cristo, trazendo maturidade, cordialidade, honra e paciência. "É a forma de perseguirmos o viver cristão relevante", diz o pastor Erasmo.
"Irai-vos e não pequeis"
No livro de Efésios, o apóstolo Paulo adverte: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Ef 4:26,27). O trecho demonstra que a ira é natural do ser humano, um sentimento que faz parte de todos nós, mas que não é prudente alimentar. É por isso que o apóstolo adverte que, se acontecer de um cristão se irar, ele deve estar atento às suas atitudes.
"É normal do ser humano se irar. Essa é a nossa natureza, pecaminosa, inclinada ao mal, ao egoísmo e à crueldade", avalia o pastor João Luiz. No entanto, assim como o apóstolo, o pastor João Luiz chama atenção para a atitude a ser tomada pelo cristão. "Não é normal ao ser humano redimido por Jesus viver em uma vida irascível. O texto de Efésios não é uma ordem para que nos iremos como hábito, mas sim uma condicionante para que, quando a ira ocorrer, não nos leve ao pecado", adverte o pastor João Luiz.
Na avaliação do pastor Erasmo Vieira, a ira é um sentimento que faz parte das defesas humanas, mas que deve ser utilizado da forma como Deus ensina na Bíblia. "A raiva existe, mas deve ser expressa apropriadamente. Como uma defesa que garante nossa autoestima, mas que não seja violenta ao próximo. A raiva não é traduzida simplesmente pelas palavras, mas por como essas palavras são proferidas. É aí que entra a marca registrada do cristão", pontua o pastor da Igreja Batista em Morada de Camburi.
Ser longânimo está intimamente ligado ao princípio cristão de amor ao próximo. Quem se ira facilmente, destinando aos outros suas reações intempestivas, baseadas nos sentimentos de raiva e vingança, quebra esse princípio e acaba semeando a discórdia e a divisão no corpo de Cristo.
O pastor João Luiz explica que a legítima paciência não é algo natural, mas sim sobrenatural, sendo possível apenas pelo Espírito Santo, por meio de seu Fruto. Dessa forma, a longanimidade se torna um sinal claro da conversão verdadeira. "Cristãos são aqueles em quem habita o Espírito de Deus, produzindo o Seu Fruto. Se a longanimidade não existir em um cristão, cristão de fato ele não é, pois não evidenciará o amor e os demais aspectos do Fruto do Espírito", destaca o pastor João Luiz.
A falta de longanimidade na vida do cristão pode esfriá-lo em sua caminhada de fé, além de prejudicar seu amor ao próximo e a comunhão no Corpo de Cristo, enquanto o cultivo desse gomo do Fruto do Espírito traz o caráter de Jesus e aproxima o indivíduo do Senhor.
Na próxima parte da série, você vai aprender sobre a Benignidade, ou Amabilidade, quinta parte do Fruto do Espírito descrito no livro de Gálatas. Descubra como essa virtude pode transformar sua vida.

Longanimidade – Fruto do Espírito

Amados em Cristo, a partir de hoje vamos colocar aqui no Vida em Cristo alguns textos que dizem respeito ao Fruto do Espírito. O post de hoje sobre Longanimidade é um Guia de Estudo Bíblico elaborado pela Igreja Batista Central de Fortaleza. Você pode usá-lo tanto em reuniões para estudo da Palavra como também em estudo particular. Bom estudo!

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra estas cousas não há lei. (Gl 5:22-23)
1 – INTRODUÇÃO: 
Três Aspectos externos afetam o meu comportamento diante das pessoas (longanimidade, benignidade, bondade) – O fruto é também relacional. Interna e emocionalmente eu posso saber se tenho amor, paz e alegria, mas as pessoas que convivem comigo só podem sentir e avaliar a ação do Espírito Santo na minha vida através de atitudes concretas como esta:
LONGANIMIDADE (makrotumia) = tolerância que suporta injurias e aceita situações de irritação ou dor - O oposto da impaciência. A etimologia sugere “firmeza da alma quando provocada à mudança”.
2 – AMPLIANDO A VISÃO  
Longanimidade e a Ira
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tiago 1:19, 20)
O próprio Deus é tardio em irar “Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade” Sl 86:15 A IRA Um estado emocional natural nos seres humanos como reflexo da própria indignação divina. Porém, a pecaminosidade faz da ira uma arma destruidora de relacionamentos e da própria pessoa irada. Compreender a ira é fundamental para o exercício da longanimidade.
3 – RETRATO BÍBLICO   
O Longânimo - Pessoa de pavio longo, que não explode com facilidade, sabe esperar o momento certo para falar ou agir sem reagir ou explodir em ira quando provocado.
Deus para com os homens:
Rm 2:4 “Ou desprezas sua…longanimidade?”; 9:22 “Suportou commuita longanimidade os vasos de ira”; I Tm 1:16 “…para que em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade”; I Pe 3:20 “…foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé…”; II Pe 3:15 “…e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor…”
Do homem para com os homens:
Pr 25:15 “A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga os ossos”; II Co 6:4,6 “Em tudo recomendamo-nos a nós mesmos como ministros de Deus…na pureza, no saber, na longanimidade”; Ef 4:2 “…andeis de modo digno da vocação… com longanimidade…”; Cl 3:12 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus… de longanimidade”; II Tm 3:10 “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino…longanimidade”; 4:2 “Prega a palavra…exorta com toda a longanimidade…”
4 – DEFININDO O FOCO
4.1 – Características da Ira
SANTA
Em Ef 4:26,27 Paulo recomenda A IRA sem pecado, isto é, aquele sentimento justo, que reage ao pecado cometido, principalmente contra Deus. Este sentimento foi demonstrado pelo próprio Senhor Jesus quando da purificação do templo. Neste caso, tratava-se de uma manifestação JUSTA e SANTA com o objetivo de corrigir a injustiça cometida contra os gentios, pois o pátio a eles reservado para adoração, estava sendo utilizado para transações comerciais.
Neste caso, o recomendável é a verbalização ou a ação que resulte no restabelecimento da justiça, antes que o sol se ponha. Isto é, não adiar a solução do problema para o outro dia.
PECAMINOSA
Gerada por uma motivação egoísta e infundada pela nossa incapacidade de julgar motivos, avaliar nossos direitos e nos sentirmos inculpáveis e absolutos como Deus. Exemplo: Caim mata Abel -Gn 4:5 e 8
*PARA TESTEMUNHAR:
compartilhe com o grupo uma situação em que você experimentou um momento de IRA sem pecado, onde teve realmente uma manifestação JUSTA e SANTA.
4.2 – Causas e Marcas da Ira
O que pode provocar a IRA:
Palavras duras e ofensivas; Desprezo à opinião do outro; Erros não admitidos; Desvalorização da pessoa; Comentários sarcásticos ou brincadeiras depreciativas; Desconfiança; Pendência não resolvida; Repreensão pública; Forçar atitudes ou ações que provoquem embaraço ou constrangimento; Necessidades ignoradas; Traição; Calúnia; etc.
Marcas da ira incubada:
Ambiente tenso; Atitude argumentativa; Perda de intimidade; Sinais não verbalizados e negativos (cara feia); Somatização.
* PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO: 
Diante da lista acima; existe alguma causa não listada que lhe provoca ira? Você é daqueles que fica com a ira incubada, demonstrando marcas desta ira?
4.3 – Consequências da Ira
Destruição da saúde física e mental
Qualquer pessoa que alimenta no seu íntimo um ressentimento (amargura), pode contrair uma série de disfunções psicológicas como: depressão, colite, sangramento ulcerosos, ataques de ansiedade, baixa resistência aos resfriados, deficiência respiratória (asma) e cardíaca. Pesquisas revelam que alguns tipos de câncer derivam de mega-doses de estresse provocado pela IRA INCUBADA. Sendo o ressentimento a provável líder das causas-morte.
Destruição da saúde espiritual
A ira contra o próximo nos leva a tal escuridão, que nos tornamos incapazes de reconhecer o dano que causamos às pessoas. Razão pela qual, muitos cônjuges não entendem e não aceitam o fato de terem causado um grande mal ao outro cônjuge,  até que tudo se desmorone de vez. Além disso, colocamos um véu no nosso relacionamento com Deus.Deixar de orar e ler a Palavra de Deus, perder o desejo de amá-LO e experimentar o gozo, a alegria e o contentamento que só Ele pode dar, são os primeiros sintomas de um coração ressentido. Com isso, muitos filhos de Deus não experimentam paz interior, por ainda guardarem uma ira não resolvida.
*PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO: 
Conte para o Grupo:
Você já sentiu claramente as conseqüências físicas e mentais causada pelo ressentimento? E a sua comunhão com Deus já foi de alguma forma afetada por conta de uma relação mal resolvida com alguém?
Leiam juntos 1 Jo 2:9-11 = A ira contínua pode resultar em VIDA SEM A LUZ E A COMUNHÃO COM DEUS.
5 – CONCLUSÃO
Como lidar com a Ira pecaminosa no seu íntimo
A) Compreendendo a sua essência
Na maioria dos casos, a IRA que sentimos é egocêntrica e, portanto, pecaminosa. Entender a sua essência é de fundamental importância para que a eliminemos dos nossos corações. Essencialmente o sentimento de IRA pode ser:
EGOÍSTA
É aquela emoção negativa que sentimos quando uma pessoa ou situação DEIXA de suprir nossas necessidades, IMPEDE a realização dos nossos objetivos, ou FRUSTRA as nossas expectativas.  Nesta hora, tornamo-nos senhores ao invés de servos, incapazes de desenvolvermos o esvaziamento das nossas prerrogativas, como fez o Senhor Jesus ao deixar a sua glória (Fp 2:5-8)
PERFECCIONISTA
É aquela emoção negativa que sentimos ao exigir demais das pessoas, de nós mesmos e até de Deus, alimentando IRA pecaminosa pela nossa intolerância. O pior é que não damos às pessoas a oportunidade que o próprio Deus tem dado a cada um de nós (Mt 6:12; Lam 3:22)
SUSPEITOSA
É aquela emoção maléfica que sentimos  quando desenvolvemos uma suspeição paranóica, isto é, passamos a mal-interpretar atitudes, palavras, posturas, gestos e intenções das outras pessoas. Por exemplo, se alguém não nos cumprimenta, achamos que estamos sendo evitados; se alguém brinca conosco para ganhar a nossa amizade, interpretamos como gesto de depreciação; se estamos injustamente irados com os outros, achamos que os outros é que estão irados conosco. (Mat 7:3-5)
 B) Verbalizando a Ira
VERBALIZAÇÃO. Verbalizar é falar sobre sentimentos feridos, na disposição de perdoar e ser perdoado. Isto pode trazer os seguintes benefícios: Reconhecemos que estamos de fato irados e não ignoramos a fonte de frustração ou desgosto; Perdoamos a pessoa diante de Deus e comunicamos de forma pessoal e direta; Promovemos a edificação do outro quando verbalizamos em amor; Produzimos intimidade entre irmãos ou entre o casal, impedindo que a IRA se manifeste em ações rudes, punitivas e vingativas; Ganhamos o respeito da outra pessoa, pela capacidade de controlar nossas emoções e buscar a reconciliação; Obedecemos ao Senhor; Evitamos o mexerico falando à pessoa o que seríamos tentados a dizer aos outros.
8 – NOSSO DESAFIO: 
Lembretes sobre a Verbalização
A comunicação do ressentimento ou da causa maior da IRA, deve ser feita de forma realística, nunca passiva ou agressivamente. Falar a verdade em amor é o segredo da comunicação (Efe 4:25, 29; Col 4:6); Quando houver impossibilidade de comunicação, não deixe de colocar estes assuntos diante de Deus em oração (Fil 4:6; I Pe 5:7); Evite a vingança pessoal, pois ela é a maneira mais eficaz de acumular IRA.
Deus é o único capaz de julgar com justiça os seus inimigos e os do seu povo (Rm 12:17-21).
Assim como o amor é uma decisão, viver feliz é resultado de uma escolha que fazemos. Não vamos admitir que o ressentimento selvagem destrua um relacionamento construído na base do ” amor compromisso”.
Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria… (Cl 1:9-11).
Versículos de Longanimidade

Longanimidade na Bíblia
Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6
Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade. Salmos 86:15
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:1-2
mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16
prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
Outros Versículos encontrados:
Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos. Provérbios 25:15
Tu, ó Senhor, me conheces; lembra-te de mim, visita-me, e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates, por tua longanimidade. Sabe que por amor de ti tenho sofrido afronta. Jeremias 15:15
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4
na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Coríntios 6:6
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2
corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; Colossenses 1:11
Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12
mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16
Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança, 2 Timóteo 3:10
prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2
os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água, 1 Pedro 3:20
e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 2 Pedro 3:15

FONTE:
http://www.comunhao.com.
http://vidaemcristo.wordpress.com
http://www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com