CORINHOS ANTIGOS

CONTADOR DE VISITAS

contador de acessos

MENSAGENS COM FLORES

NAO À IDEOLOGIA DE GÊNERO

Defesa do Evangelho-Paulo Junior

Conselhos práticos cristãos

JOGO BÍBLICO DE PERGUNTAS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS

LEITURA EM INGLÊS 02

LEITURA EM INGLÊS 02

NOTICIAS DE CONCURSOS

link me

Prof Marcio de Medeiros

Por favor coloque este codigo em seu site ou blog e divulgue o nosso blog

Pag do facebook 02

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

113-O EVANGELISMO


ESTUDO SOBRE EVANGELISMO



O SIGNIFICADO DO IDE QUE JESUS DETERMINOU A TODOS NÓS
“Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” Mc. 16:15

A quem foi destinado o ide de Jesus?
Sabemos que a ordem de Jesus aos seus discípulos foi que saíssem por todo o mundo e pregasse o evangelho a toda criatura, o que vimos hoje é uma grande falta de compreensão e entendimento desta ordem, ou até mesmo uma distorção das palavras ditas por Jesus. Queremos salientar que quando disse aquelas palavras, não as ordenou somente aos que estavam ali presentes, mas a todos que por ventura tivessem o desejo de falar sobre as maravilhas que Jesus fez e ainda faz em nosso meio. Portanto também fomos chamados a estar pregando o evangelho a toda criatura, não por vontade própria, mas como sinal de obediência à ordem expressa de Jesus.

Como ir por todo o mundo?

Hoje existe um grande questionamento sobre como cumprir a ordem de Cristo. Quando você foi chamado por Deus para fazer sua vontade, o Senhor não lhe perguntou se você tinha um nível intelectual elevado, se era formado em alguma faculdade, se você possuía poder aquisitivo para executar viagens, se você sabia ou não falar em vários idiomas, enfim, quando você foi chamado por Deus, disse venha como estas, não fazendo acepção de pessoas. Você foi chamado a um compromisso, e certamente Deus lhe concederá o que é necessário para que se cumpra toda a obra que Ele preparou para sua vida.

Temos vários recursos que nos possibilitam cumprir a ordem de Jesus, e ir a todo o mundo, talvez seja muito mais perto do que você mesmo imagina, talvez tenha em sua família uma pessoa que ainda não foi evangelizada, talvez tenha algum “amigo” que ainda não recebeu a palavra de Deus revelada e necessita de libertação, cura e salvação, lembre-se que você tem uma grande responsabilidade em suas mãos, pois foi escolhido e tem como dever divulgar quem foi o responsável pela transformação em sua vida, embora você não tenha um diploma de faculdade, não saiba falar em outros idiomas, não possua poder aquisitivo para executar viagens pelo mundo, hoje você tem um diploma concedido pelo Espirito Santo de Deus, fala a língua dos anjos, e pode muito bem executar viajem dentro de sua casa, dentro do seu bairro, dentro da sua cidade e até a outros países se essa for a promessa de Deus para sua vida, portanto existem varias maneiras de irmos por todo mundo, você pode tanto realmente viajar a outros países, mas também viajar dentro de sua família para cumprir a ordem de Jesus.

Como pregar o evangelho a toda a criatura?

Para pregarmos o evangelho primeiramente temos que conhecer o evangelho, conhecermos o verdadeiro sacrifício de Jesus na cruz do calvário, qual seu verdadeiro significado, e porque tinha que ser daquela forma, hoje pode ser que você ainda não tenha entendido a mensagem da cruz, porem existe em seu coração a disposição de entender porque foi chamado e como pregar o evangelho.

Durante toda nossa vida ouvimos falar que um homem morreu numa cruz para que fossemos salvos e perdoados de todos nossos pecados, mas na realidade nunca observamos que tudo aconteceu para que tivéssemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro poder de Deus em nossas vidas, quando nos colocamos a disposição para entender esse sacrifício e começamos a buscar sabedoria de Deus, então, o Espírito Santo nos ensina e nos capacita para a obra que devemos cumprir. Portanto participarmos das atividades da igreja, ou seja, cultos, escola bíblica dominical, e outros cursos de ensinamento bíblicos, são de extrema importância, para que estejamos preparados para pregar o evangelho a toda criatura como ensina a palavra de Deus.

Todos os que foram resgatados das mãos de satanás, e liberto de uma vida de pecado, tem como dever expressar sua gratidão dando testemunho das maravilhas que Deus fez sobre sua vida, portanto todos foram chamados a evangelizar, desde que tenham verdadeiramente compromisso com a palavra de Deus.

“ O Espirito do Senhor esta sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vistas aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos ” (Lucas 4.18).

Ministério Evangelismo: Dicas para Evangelizar pessoalmente !


1.Ore e peça que Deus lhe dê as palavras certas (Colossenses 4: 2-4) “Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.  Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo.  Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia.  Portanto, orem para que eu faça com que o segredo de Cristo seja bem conhecido, como é o meu dever.”
2.Mostre amor, quando falar (1Corintios 13:1) “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança.  Agora que sou adulto, parei de agir como criança.”
3.Seja sensível e autêntico (1 Tessalonicenses 2:8 ) “Nós os amávamos tanto, que gostaríamos de ter dado a vocês não somente a boa notícia que vem de Deus, mas até mesmo a nossa própria vida.  Como nós os amávamos!”
4.Memorize alguns versículos principais (2 Timóteo 2:15) “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.”
5.Faça uma apresentação simples (2 Coríntios 11:3) “Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.”
6.Lembre-se de que Deus vai estar usando suas palavras (1 Tessalonicenses 1: 5 a ) “Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade.”
7.  Aproveite todas as oportunidades para falar de Jesus.  (Colossenses 4:5) “Sejam sábios na sua maneira de agir com os que não crêem e aproveitem bem o tempo que passarem com eles.”
8.  Fale com convicção e de forma agradável (Provérbios 16:21) “Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros.” “Posso todas as coisas naquEle que me fortalece!!” Fl.  4:13
Um dos trabalhos mais desafiadores já apresentados ao cristão é este:

“A tarefa suprema da Igreja de Evangelizar e fazer discípulos mundo a fora”.

A igreja nasceu no ardor da Evangelização e estará arruinada no momento em que as novas gerações deixarem de alcançar o perdido.

I. O que é evangelismo Pessoal?
     Evangelismo pessoal é toda obra de falar de Cristo individualmente aos perdidos (At. 8.30 ).

II A importância do Evangelismo Pessoal.
    A importância vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último lembrete deixado por Jesus (At. 1.8,9 ).

III. Qual o objetivo do Evangelismo Pessoal?
     O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes.

     • Ganhar almas e anunciar o seu reino foi a principal tarefa de Jesus aqui na terra (Lc. 19.10 );

     • Paulo tinha a mesma visão (1 Co. 9.20 );


    • O “Ide” de Jesus para irmos aos perdidos (Mc. 16.15 ), não é dirigido aos missionários institucionalizados pela igreja, ou aos pastores, ou até mesmo ao departamento de Evangelismo Pessoal, mas a todos, indistintamente, como bem revela o texto acima.

IV. Vantagens do Evangelismo Pessoal.
     • Promove o crescimento da igreja (At. 5.42 );
     • Adaptam-se as condições espirituais de qualquer pessoa.

V. Qual é o Manual do Evangelista?
     É a Bíblia, a Palavra de Deus e Dele temos as extraordinárias promessas (Is. 55. 11; Sl. 126. 5,6 ).
  
     5.1 Na obra de ganhar almas emprega-se a Palavra de Deus.
     (Jo. 3.5;  1. Pe. 1. 23 );

     5.2 Para empregar a Palavra de Deus é preciso conhecê-la.
     (2 Tm. 2.15 ).

 Como devemos evangelizar...

I. Sua vida intelectual
O evangelista é uma pessoa que está a par dos problemas dos homens, e não só isso, ele tem a resposta certa para o momento certo. Portanto deve:

1) Manejar bem a Palavra de Deus (Tm. 2.15;  At. 7.2-53)

2) Conhecer as pessoas e suas desculpas (Jo. 4.16-10)

2.1 Hoje não, mais tarde quem sabe (Tg. 4.13-15);

2.2 Nasci na religião de meus pais, portanto, já tenho religião (At. 4.12);

2.3 Toda religião é boa; eu sendo sincero é o que importa (Lc. 13.3);

2.4 Não vejo necessidade de ser cristão. Creio em Deus e procuro sempre fazer o bem às outras pessoas (Ef. 2.8,9);

2.5 Todos nós pertencemos à família de Deus (Mt. 12. 46-50);

2.6 Conheço muito crente (ou pastor) que faz muitas coisas erradas (Rm. 14.12);

2.7 Se Deus existe e é amor, porque tem acontecido tanta coisa ruim com a humanidade (Rm 5.12);

2.8 Há muita coisa na Bíblia, e no meio evangélico que não entendo.
(1 Co. 2.14);




2.9 Para mim não há salvação. Deus não me aceita mais. Levo uma vida muito pecaminosa (Jo. 6.37-39);

2.10 Sou ateu (Sl. 14.1-3);

2.11 Não creio no inferno. Esse tipo de coisa é invenção (Mt. 25.41);

2.12 Até concordo em ir à igreja, mas discordo em dar dinheiro a pastor (Ml. 3.8-11).   

3. Conhecer as seitas e religiões mais comuns

3.1 Sou espírita, e a Bíblia tem exemplo de sessão espírita (I Sm. 28.3-8).  Contra-argumentação (Dt. 18.9-12;  1 Cr. 10.13).

4. Saber o que se passa no mundo

É necessário que o cristão saiba o que se passa na política, economia e na sociedade no Brasil e no mundo, e não somente isso, mas que ele tenha o seu ponto de vista crítico, para a partir daí abrir espaço para um diálogo e conseqüentemente uma futura evangelização.

II. Sua vida espiritual.
O evangelista não pode esquecer que o evangelismo é uma obra de caráter espiritual. Paulo disse: “Porque  não temos que lutar contra a carne e o sangue...” em Ef. 6.12 a Bíblia deixa claro o que devemos fazer:

1) É preciso levar uma vida de oração (At. 10.9 e Ef. 6.18,19)

Nota: A oração é a chave que abre todas as portas.



a) Para que Deus nos mostre com quem falar.
b) Para que Deus nos guie no falar.
c) Para que nossas palavras tornem-se vivas e poderosas.

2) É preciso estudar a Bíblia constantemente (Hb. 4.12)

É muito importante o pleno desembaraço no manuseio da Palavra de Deus. Isto significa saber onde estão as passagens necessárias e localiza-las com rapidez.

Obs: Nunca citar versículo incompleto ou de maneira duvidosa. Se não tiver certeza da referência a ser dita, melhor ficar calado, ou sempre que puder dispor de um volume Sagrado que possua concordância Bíblica para melhor desempenho evangelístico.

3) É preciso ter amor pelas almas (1 Jo. 4.21)

4) É preciso ter fé na operação da Palavra de Deus

Obs: Devemos falar a Palavra de Deus com plena convicção de que é poder de Deus para a salvação de todo o que crê (Rm. 1.16).

5) É preciso total dependência do Espírito Santo

1) O Espírito Santo testifica de Cristo (Jo. 15.26);
2) O Espírito Santo convence o mundo (Jo. 16.8);
3) O Espírito Santo nos ensina e faz lembrar (Jo. 14.26).


Como entrar no assunto da Salvação



Com que palavras ou de que maneira podemos nos dirigir ao pecador, ao iniciar o assunto da salvação? Há quatro fatores que se observados poderemos dar início a uma boa evangelização:

1. O tempo disponível;
2. O local;
3. As circunstâncias;
4. Os tipos de pessoas.

A melhor maneira de aprender a entrar no assunto é praticando. 


1. O TEMPO DISPONÍVEL

1.1 Quando há muito tempo
 
    É interessante conversar com a pessoa antes procurando conhecer o seu credo religioso, se crê em Deus ou não, se acredita em vida após a morte, onde planeja viver esta vida; enfim, conheça melhor a pessoa pra depois evangelizá-la.

1.2 Quando há pouco tempo
    Nesta situação é bom entrar assim que possível no assunto.

1.3 Quando há um mínimo de tempo
    Pode-se dar início por meio de um folheto, jornal ou porções das Sagradas Escrituras.




2. O LOCAL

2.1 Passando próximo a festas e outros locais de diversão.
      (Ec.11.9; 12.1; Jo. 14.17; Rm. 14.12; Tg. 4.4; 1 Jo. 2.15-17).

2.2 Num hospital ou local semelhante.
      (Sl.103.3;  Is. 53.5;  Mt. 6.33;  Lc. 5.17-26).


3. AS CIRCUNSTÂNCIAS

As circunstâncias e fatos do momento a nossa volta servem para introduzir o assunto da salvação. Exemplos:

3.1 A natureza ao redor; isto é, montanhas, praias, paisagens, etc.
     (Gn. 1.26,28;  Sl. 19.1);

3.2 A falta de tempo que tudo mundo reclama.
     (Is. 55.6; Jr. 8.20;  Am. 4.12;  Mt. 25.10-12);

3.3 Espantoso progresso da Ciência (Dn. 12.4;  Lc. 21.11);
3.4 As tsunamis, terremotos, epidemias ( Jl. 2.18-27);
3.5 Em ambiente de tristezas e dificuldades (Rm. 8.18);
3.6 Em caso de morte (1 Ts. 4.13-18);
3.7 Se o assunto é política (Jr. 23.5;  Lc. 1.32,33).


4. OS TIPOS DE PESSOAS

São duas as classes de pessoas com que temos de tratar. Contudo, vamos antes salientar algumas atitudes importantes na hora da evangelização das pessoas.



Educação – Com licença, por favor, bom dia, desculpa etc.
Sorriso – Transmite amizade.
Respeito – Evitar polêmicas, não ofender crenças alheias.
Atencioso – Ouvir a pessoa dando respostas mansas.

4.1 – Os não-cristãos.
      
        Os que não conhecem o Evangelho. Use o “Plano da Salvação”.
        (Is. 45.22; Rm. 6.23; Hb. 7.25).

4.2 – As ovelhas desgarradas.

        É de suma importância sabermos primeiramente por que essas pessoas se afastaram dos caminhos do Senhor. Eis aqui alguns motivos:

a) Mantiveram amizade estreita e comunhão com pessoas mundanas.
    (1 Co. 15.33;  2 Co. 6.12-17;  Rm. 12.2);

b) Admiração e apego pelo mundo (1 Jo. 2.15);

c) Vida espiritual superficial (Lc. 8.13);

d) Viver vazio e seco espiritualmente devido a falta da oração (Cl. 4.2).

Quantos aqueles que estão afastados há duas classes: Os que têm saudades e desejam retornar, até mesmo oram e ficam comovidos quando lhes fala a Palavra de Deus, mas não tem forças em si mesmas.
A estes acima descritos podemos mostrar:

1. O grande amor de Deus por eles (Ez. 18.23-30;  Lc. 15.21-24);
2. O caminho de volta para Deus (2 Cr. 7.14;  Is. 55.7);
3. Se este clamar Deus o ouvirá (Sl. 107.17-21);


4. Jesus perdoou um grande assassino e perseguidor dos cristãos chamado de Saulo de Tarso (At. 9.10-15).

A outra classe compreende os indiferentes, insensíveis, blasfemos e apóstatas. Para estes, só a misericórdia de Deus para alcançá-los, porém podemos perguntar-lhes:

1. Que falta o Sr.(a) encontrou em Deus para abandoná-lo? (Jr.2.5);
2. O Sr.(a) vivia mais feliz quando servia a Deus ou agora? (Sl.119.1);
3. Não devemos desprezar os avisos de Deus (Ne. 9.17;  Ez. 3.27);
4. O resultado de permanecer afastado (Jr. 2.13,19;  Ez. 18.24;  2 Pe. 2. 20-22).



Evangelizando...

Não há uma fórmula mágica para evangelizar e muito menos receitas milagrosas para tal, entretanto se conhecermos o que já foi estudado nesta apostila a probabilidade de sucesso na evangelização é maior. Portanto, aqui constam somente algumas orientações para evangelização.

Obs: Estas orientações não podem servir de regra para todos os casos, elas são somente exemplos para um melhor desempenho.

O EVANGELISMO PESSOAL EXPÕE O PECADO

O que é pecado?

1. É a falta de comunhão com Deus – 1 Jo. 1.3,6;
2. É não crer em Cristo – Jo. 16.8,9;
3. É não negligenciar a prática do bem – Tg. 4.17;
4. É não obedecer ao principal mandamento – Mc. 12.30,31.

AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO:

1. Interrompe a comunhão com Deus – Is. 59.2;
2. Torna o coração do insensível – Hb. 3.13;
3. Induz outras pessoas a pecar – Gn. 4.8-10;
4. Conduz a morte espiritual e às vezes física – Hb. 6.23.

O EVANGELISMO PESSOAL MOSTRA CRISTO COMO SOLUÇÃO PARA O PECADO

1. Tem poder para perdoar pecados – Mt. 1.21; Jo. 1.29;

2. É o único que pode fazê-lo – At. 4.12;
3. Restaurou a nossa comunhão com Deus – I Tm. 2.5-6.
4. É suficientemente capaz de livrar da morte – Jo. 8.51.

O EVANGELISMO ORIENTA O PECADOR DA SEGUINTE FORMA:

1. Arrepender-se – Mt. 4.17; At. 3.19.
2. Crer em Jesus Cristo – At. 16.31.
3. Confessar -  Rm. 10.9-10.
4. Entregar sua vida a Cristo – Sl. 37.5.
5. Confiar nas Escrituras – II Tm. 3.16.

OS BENEFÍCIOS DAQUELES QUE ACEITAM A CRISTO:

1. Alcançam perdão – I Jo. 2.12;
2. Alcançam justificação – Rm. 3.24.
3. Alcançam reconciliação – Rm. 5.10; II Co. 5.18.
4. Alcançam adoção – Jo. 1.12-13.
5. Alcançam paz – Jo. 14.27.
6. Alcançam o dom do Espírito – At. 2.38.
7. Alcançam a vida eterna – Jo. 5.24.

Nota Final:
Ante o exposto, devemos tão somente depender do Espírito Santo de Deus por meio de nossas orações e acompanharmos os novos convertidos em sua caminhada cristã para que não se percam pelo caminho.



fonte:
http://evangelizacaopessoal.com
http://bleah2006.tripod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!.EU SOU MARCIO DE MEDEIROS, SEJA BEM VINDO AO NOSSO BLOG.JESUS TE AMA E MORREU POR VOCÊ!!!.
TEMOS, 1 SITE DESTINADO A CULTURA GERAL , OUTRO SITE DESTINADO À ASSUNTO BÍBLICOS E UM OUTRO SITE DESTINADO À ENTRETENIMENTO,TEMOS:JOGOS, FILMES, ETC.USE OS LINKS ABAIXO PARA VISITAREM OS SITES.TEMOS 3 SITES E 1 BLOG.BOM PROVEITO!.

https://sites.google.com/
http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
http://profmarcio.ucoz.com